quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Olha o Enem pessoal!!!

Essa era a frase que uma colega minha repetia em sala de aula em periodos alternados por sonos de extremo cansaço e breves momentos de consciência(confesso que era motivos de resadas). O ano de 2009 foi muito atribulado para os vestibulandos de todo o Brasil e o início de 2010 revela o triste resultado de um plano mal elaborado.
O Novo Enem prometia uma avaliação diferente do vestibular tradicional: uma mesma prova para todos os vestibulandos analisando o raciocínio lógico e a rapidez na elaboração das respostas. De forma precipitada e ingênua o Governo Brasileiro adiantou seu planos e apresentou a proposta às universidades federais. O Enem provocou uma mudança radical no planejamento dos professores, provas com uma nova roupagem foram elaboradas(pelo menos no meu colégio) e o esforço foi geral.
Talvez um ditado que se encaixe nessa situação seja o ``quem tem pressa come cru``. E o resultado não poderia ser outro a não ser o fracasso. Inicialmente, houve casos em que o questionário sócio-econômico nem chegou ao destinatário, ocorreu o vazamento da prova e, devido a falta de informação quanto ao fuso horário, no primeiro dia da prova quase metade dos candidatos ficaram do lado de fora dos portões.
Cerca de dois meses depois os candidatos são subjugados a uma espécie de plataforma de classificação.Mas o MEC e seus encarregados esqueceram que são cerca de 3 milhões de pessoas no mesmo site lutando para se encaixarem em algum curso. É óbvio até para um leigo que se milhares de pessoas estão visitando um mesmo site ocorrerá engarrafamento e outros internautas nem mesmo acessá-lo-ão. Foi o que ocorreu. De forma excludente, vários candidatos não obtêm êxito na abertura da página da web e ficam absortos. É como uma loteria, talvez você ganhe ou não.
Eu passei em um vestibular seriado da minha cidade, logo, não tive a necessidade de competir por uma vaga no sistema do Enem, mas tive a curiosidade de ver minha nota. Tentei várias vezes e consegui ver meus resultados, entretanto, não consegui acessar o SISU(Sistema de Seleção Unificada). Enquanto isso, a mídia afiram veemente que o site está operante e sem problemas e não divulgam as mais de 13 mil reclamações feitas até agora via internet.
Enxerguei de perto a infelicidade de alguns colegas meus e admito que tive pena deles.Uma mistura de apreensão, agonia e estresse fui observando nesses dias. Estou 7 anos(desde o fundamental) me preparando para um estilo de prova e no último ano letivo mudam completamente o sistema.Mesmo que não seja vítima desse fracassado plano educacional, não posso deixar de criticar o Novo Enem.E tem sido esse o resultado melancólico de um plano que logo de início começou mal e promete terminar pior

3 comentários:

  1. Arrazou Ruan ! E concordo plenamente com você na verdade é que eles tentam achar soluçoes na marra de uma hora para outra e acaba saindo o que acabou acontecendo infelizmente nós fomos as vítimas e eles ainda continuam afirmando que isso foi uma boa e a midia ainda ajuda!
    Saimos como verdadeiros Cobaias! Temo tb pelos amigos porque eu imaginava que ia ser assim e nem tentei fazer ! Bsitos^^ xD
    by: Larih Barroso

    ResponderExcluir
  2. Também gostei muito desse post e, confesso que também achei o ENEM um imenso fiasco e fico na torcida para que esse sistema seja aprimorado o quanto antes, porque, desse jeito não tem como continuar.


    Conselho: Entre dois parágrafos pula uma ou duas linhas, pq senao fica muito junto, tipo uma poluição visual. :D Mas tá muito bom o teu blog.

    ResponderExcluir