quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Tome Captopril, Lula....

Esse é o nome do remédio que provavelmente o nosso presidente tomou quando teve uma crise cardivascular(pressão alta) na semana passada. Rapidamente jornais de todo o Brasil divulgaram o mal-estar de Lula. Mas os olhos curiosos da mídia não mudam seu ângulo de visão para as centenas de idosos que aguardam na fila do SUS(Sistema Único de Saúde) umas poucas pílulas desse milagroso remédio.



Tenho respeito pelo presidente Lula e toda a sua biografia mas também respeito o Sr. José, o Antônio, o Raimundo e a Sra. Maria e dona Conceição(pessoas fictícias). Muitos idosos, atualmente, permanecem em trabalhos braçais como única saída para o sustento da família. O olhar cansado, as mãos calejadas e a tristeza no rosto são as consequências do trabalho do idoso. Sem um futuro definido e nem mesmo uma aposentadoria compatível com o custo de vida atual, a geração que tanto trabalhou pelo Brasil não recebe sua recompensa e sofre com a desiguldade impetuosa.


Mas a situação financeira desfavorável não é o único problema na vida da terceira idade. Depender de um sistema de saúde precário compromete a vida de milhares idosos brasileiros. A burocracia e a corrupção, presente até mesmo no setor médico, atingem os indices de mortalidade do idoso. Mas o que a notícia de Lula tem a ver com isso? Tudo. Pessoas morrem nas filas devido à falta de medicamentos e funcionários. Talvez , o Sr. João(pessoa fictícia) tenha sentido um aritmia cardiovascular nessa tarde.Sem medicamento e atendimento médico, morreu em casa. Onde está a imprenssa? Por que não divulgaram?Não divulgam porque o idoso não é valorizado no nosso país, porque o Lula representa o ufanismo ultrapassado e o governo fecha os olhos pra uma parcela da população que guarda a sabedoria e a experiência.


O Sr. João iria aproveitar por mais tempo um estágio da vida que merece repouso e tranquilidade. Iria colher o que semeou pela vida toda, se orgulhar das sua realizações e até mesmo continuar a fazê-las. Mas o seu país injusto não lhe salvou, e de forma ingrata preferiu fussar e idolatrar a vida de um ícone.












2 comentários:

  1. Gostei muito do post e concordo contigo que é uma pouca vergonha o fato de a imprensa dar tanta magnitude à saúde de pessoas ilustres e esquecer de pessoas ''comuns'', pessoas usuárias do SUS, por exemplo.

    Abraçao ae.

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é onde vivemos e onde temos que engolir a seco o que é injusto e o que parte o coração só de ver pobres pessoas que lutaram por uma vida e até mesmo ajudaram na economia do país para crescermos e darmos prestigios ao lULA,E não terem ao menos a recompensa de ter um bom sistema de saude a disposição . Mas é claro o presidente Lula não é vitima desse Sistema de Saúde sempre está em belos hospitais se o sistema fosse tão bom creio que ele não gastaria seu dinheiro ...mais quem pode fazer com que esse sistema mude ? Ele próprio!

    ResponderExcluir