quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tv e você

Pessoal! desculpe ficar tanto tempo sem postar nada.Voltei de viagem dia 10 e estava organizando minha vida(matrículas, casa e tal..).


Atualmente não se tem dúvida do grande poder e importância social que a TV possui. Este meio de comunicação atua em nível nacional abrangendo quase todas as classes sociais e permeando desde a área do entretenimento até a política, aborda também temas sociais, morais e científicos. Cabe a cada cidadão discernir o que seja útil ao seu intelecto e o que possa ser um sofisma.



Inicialmente a televisão é responsável por uma fragilização familiar. Cada integrante recebe uma grande quantidade de informações num curto intervalo de tempo o que interfere na sua análise crítica de determinado programa. A comunicação familiar perde a importância e o relacionamento do meio se torna frágil.



A televisão possui um grande raio na abordagem de temas. O consumismo, por exemplo, ganha relevância nas inúmeras propagandas altamente apelativas, frases como ‘’compre agora este produto’’ ou ‘’você precisa disto’’ tornaram-se tão rotineiras e pouco perceptíveis que muitas pessoas deixam-se levar pelo consumismo. Esse marketing vem acompanhado de um erotismo sem precedentes, a sensualidade está presente em comerciais de cerveja ou de automóveis enquanto que milhares de crianças assistem a tal programação. A influência comportamental é outro ponto importante. Moda, falas e comportamentos transmitidos em novelas e reality show são rapidamente difundidos no meio social sem antes haver uma percepção crítica do seu significado.







A televisão também delimita as condições sociais e chega a concretizar os preconceitos. Em novelas, por exemplo, salvo exceções, a pessoa negra fica em papéis subalternos representando marginais, prostitutas, empregadas etc. Passando a idéia de que o negro não tem capacidade de ascender na vida ou que se delimita a esses protótipos na sociedade. Mas a influência maior da televisão é na política. A mídia defende que seu papel é imparcial quanto a esse aspecto, embora seja nítida sua decisão quanto ao apoio a determinados políticos, a rede Roberto Marinho, por exemplo, tem o poder de derrubar ou eleger um presidente selecionando quais notícias divulgar. Essa confluência com a política deriva dos tempos militares em que a rede Globo era parceira do governo.
Apesar de esse meio apresentar vários pontos negativos, há ainda programas que podem oferecer algo bom para a sociedade tais como: conhecimento científico, atividades educacionais, integração social, capital social e seu papel maior, o entretenimento.


As bases positivas da televisão existem, mas não ganham importância. O canal cultura, por exemplo, apresenta um rico conteúdo informacional, embora seja desvalorizado. A tevê evoluiu bastante ao abordar temas considerados tabus. A presença maior de lésbicas, gays, deficientes e outros proporcionam um novo ângulo de visão para os telespectadores no sentido de solidariedade e compaixão. Mesmo que esse papel seja fictício, já se tem um bom começo para a evolução do caráter social.



Nota-se a importância da percepção minuciosa pela qual a TV deve passar. Este poderoso meio já faz parte das nossas vidas e influência em vários aspectos do cotidiano. A televisão apresenta aspectos positivos e negativos e o caráter crítico ou a falta dele é que a torna maléfica ou benéfica para nossas vidas.




tchau pessoal!! boa leitura...comentários são bem vindos..

3 comentários:

  1. Super bom esse tema! Realmente eh incrivel o quanto ficamos vidrados na Tv muitas vezes digamos que perdendo tempo ao inves de estarmos ganhando conhecimentos estamos apenas sendo contaminados pela midia . Infectando os nossos conceitos e colocando a prova aquilo que achamos injusto como o preconceito!

    ResponderExcluir
  2. Como já diziam os Titãs "a televisão me deixou burro muito burro demais". Porém, isso não é culpa especialmente deste aparelho, mas sim de uma minoria específica do planeta, que desde a antiguidade manipula as pessoas, os meios de comunicação e diversão(ex: os romanos e a política do pão e circo), mantendo-as sempre no poder e sem a interferência do povo em geral. Ao menos que a sociedade abra seus olhos e absorvam notícias imparciais, essa elite continuará no poder, se aproveitando da grande massa em detrimento de seu crescimento.

    ResponderExcluir
  3. obrigado por comentar, Luiz.
    Fique a vontade...comentários e críticas são bem-vindos..:))

    ResponderExcluir